quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lula luta contra o câncer

Lula deixa hospital após dar início ao tratamento contra o câncer na laringe


A presidente Dilma visitou Lula - Foto do Instituto Cidadania
A presidente Dilma visitou Lula - Foto do Instituto Cidadania
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou por volta das 15h40m o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado da mulher, dona Marisa Letícia. O casal saiu pela garagem em direção ao apartamento onde residem em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Lula, diz que o ex-presidente não sofreu ainda nenhum efeito colateral da quimioterapia para tratar do câncer na laringe e apenas reclamou, de manhã, que estava com fome. O ex-presidente almoçou antes de deixar o hospital.

Antes de ser liberado pelos médicos, Lula passou por um exame de alta precisão para localizar eventuais focos de células cancerosas no organismo. Segundo Kalil, o exame não apresentou nenhuma alteração no quadro do ex-presidente.
- O PET SCan serve para analisar se tem alguma metástase (quando o câncer se espalha). O resultado saiu na hora. Isso é só rotina – disse o médico, que respondeu sobre o resultado: – Normal. Nenhuma novidade.
Segundo Kalil, o ex-presidente já está com a voz normalizada, depois de ter a fala prejudicada pelos exames de detecção da doença no sábado.
Segundo o médico Raul Cutait, do Hospital Sírio Libanês, esta foi a primeira vez que o ex-presidente faz esse exame. Cutait explicou que esse exame vai mostrar como está o funcionamento do organismo de Lula:
- No caso de Lula já está confirmado que não há outros tumores. O exame está sendo feito para se ter um “baseline” (uma base de dados) do paciente – disse o médico, enquanto o exame era realizado.
- Ele está bem, disposto, preocupado, como sempre, com os problemas nacionais – disse Cutait, sem entrar em detalhes.
O tumor de Lula foi considerado de média agressividade, e ele está sendo tratado, no primeiro momento, com quimioterapia. O ex-presidente foi submetido à primeira sessão de uma série de três. A próxima ocorrerá em 21 dias. Para que Lula não sinta de forma intensa os efeitos colaterais do tratamento, a sessão durou cerca de três horas.
O tratamento de Lula, segundo sua assessoria, tem sido custeado por convênio médico privado. Ele é tratado por uma junta de médicos do Sírio-Libanês e do Hospital AC Camargo, instituição pública especializada em câncer.
Lula passou a noite bem, diz médico
Segundo o diretor de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff, o ex-presidente passou a noite e acordou bem.
A presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Manterá, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, visitaram o ex-presidente na tarde de segunda-feira. Ao sair, Dilma disse que está confiante na recuperação de Lula e que ele estava bem-humorado e disposto.
Segundo os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento chamada de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais.
Pelo resultado de uma biópsia, a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial. Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o fim deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012. Assessores do ex-presidente disseram que ele cancelou as viagens programadas até o fim de janeiro.
PT de São Bernardo do Campo estende faixa de apoio em frente ao apartamento de Lula Integrantes do PT de São Bernardo do Campo colocaram nesta manhã uma faixa prestando solidariedade ao ex-presidente, em frente ao prédio onde ele mora na cidade do ABC Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário